Método Fly Lady

O que é Fly Lady?

Fly Lady É um sistema de organização voltada para a rotina de organização e limpeza da sua casa, para que você aproveite mais seu tempo com o que realmente importa: você, sua família e seus projetos. FLY significa “Finally loving yourself” (finalmente amando a si mesma – tradução livre). Esse sistema foi criado pela norte americana Marla Cilley em dezembro de 1999 e é baseado principalmente em rotina de 15 minutos diários de trabalho. Todo o sistema é baseado em “baby steps” (pequenos passos), pois fazendo um pouco todos os dias, você terá sua casa organizada.

Para adotar a técnica, você pode acessar o site flylady.net (disponível somente em inglês), e acessa os posts do blog. Você pode também cadastrar o seu e-mail e receber as mensagens diárias com as lições para organizar a sua casa.

Flying Lessons

As “lições de vôo”, pode ser entendida como “pontapé” inicial para quem quer iniciar a organização da sua casa. A primeira recomendação é “deixar sua pia brilhando”. Isso é exatamente para deixar limpa a pia da sua cozinha, simples assim. E justamente por ser simples que é mais fácil de cumprir e manter. Todos os dias você irá receber e-mails com a missão do dia (caso se inscreva para receber as lições)! Lembrando que quando você decide começar, você precisa ter paciência, pois a desordem não veio do dia para a noite, então a organização não virá do dia para a noite.

As lições de vôo mais importantes são os “Baby steps”, que é o próximo tópico.

Baby Steps

Esse é um dos principais conceitos do método, pois quando você tira 15 minutos por dia para manter a organização da sua casa, você não vai precisar tirar um ou dois dias todo para fazer isso. Especialmente para quem tem uma rotina mais intensa, qualquer dia de folga não deve ser dedicado inteiramente para limpeza. O método explicita que a constância é chave, pois com o tempo isso irá virar um hábito.

Esses 15 minutos que ela menciona é literal mesmo. Você pega um timer desses de cozinha mesmo, marca 15 mim e começa a organizar o cômodo da vez. Você irá se surpreender com a quantidade de coisas que consegue fazer nesse intervalo de tempo.

E para quem está começando, tem os 31 baby steps, que são missões que devem ser realizadas nos primeiros 31 dias com o intuito de incorporar na rotina e criar novos hábitos.

Rotina

Crie duas rotinas por dia: uma para quando você acorda e uma antes de dormir. O objetivo disso é otimizar o seu dia-a-dia e incluir essas atividades no seu “piloto automático”. Você pode definir quantas tarefas irá fazer em cada uma delas.

Control Journal

É basicamente um fichário ou pasta onde você guarda todas as informações referentes a sua casa: sua rotina de manhã e da noite, as listas de limpeza, menu semanal, contatos importantes, aniversários, rotina da escola dos filhos e qualquer informação que achar relevante. Esse ponto você não precisa ter pressa de fazer isso, pois pode fazendo aos poucos. A ideia da Marla Cilley é que você pegue um fichário universitário, coloque todas as informações e deixe de fácil acesso a todos, pois qualquer pessoa da família pode consultar caso seja necessário.

Hot spots

Na tradução livre significa “pontos quentes”, ou seja, é uma área que merece sua atenção para que não fique fora de controle. Por exemplo, o famoso quartinho da bagunça, ou aquela gaveta do armário onde você guarda tudo que não sabe onde guardar e que provavelmente poderia jogar fora.

Declatter (Destralhar)

Declatter significa “destralhar”. Para que você consiga organizar suas coisas, você precisa se livrar das tralhas. Isso significa pegar um saco de lixo e ir passando pela casa e jogando fora tudo o que encontrar. Comece com 15 min por dia e fazendo isso todos os dias, você verá a transformação. Esse é o primeiro passo quando você inicia o método fly lady, isso porque você não consegue organizar tralhas.

Zonas

Agora que você já destralhou, você consegue organizar por zonas mantendo os 15 minutos por dia. E no método Lady Fly, ela sugere que você divida a sua casa em zonas. Com isso, você se dedica uma semana do mês para cuidar e organizar cada uma delas. As zonas sugeridas são:

  • Zona 1: Entrada, varanda e sala de jantar
  • Zona 2: Cozinha e despensa
  • Zona 3: Banheiro principal e quarto extra
  • Zona 4: Quarto principal, banheiro e closet
  • Zona 5: Sala de estar e sala da família

Limpeza de Emergência

São aquelas tarefas mais básicas que você pode fazer e já faz toda a diferença na sua casa:

  1. Arrumar a cama;
  2. Esvaziar as lixeiras;
  3. Recolher a roupa suja espalhada;
  4. Limpar a pia do banheiro;
  5. Limpar as mesas da cozinha;
  6. Varrer a casa;
  7. Lavar a louça;
  8. Colocar uma carga de roupa na máquina;
  9. Guardar o que estiver fora do lugar;

Minhas impressões: O método Fly Lady é muito legal e gosto muito da ideia de não gastar 1 ou 2 dias de arrumação e sim um pouquinho todos os dias, pois posso focar no que é importante para mim. No meu caso eu trabalho de 5 a 6 dias por semana e tirar 1 dia inteiro para limpeza e organização não é bem o que eu gostaria.

Algumas coisas no método são necessários ajustes para a nossa realidade brasileira, pois esse método é baseado na realidade norte americana, ou seja, eles têm a cultura do papel físico, fichários, agendas, planners, etc. O Control Journal pode ser feito em qualquer formato, inclusive digital. Hoje temos diversos aplicativos que podem substituir o fichário como o evernote, notion, todoist, keep, e tantos outros.

Além disso, as zonas são criadas a partir do padrão de casas americanas. No Brasil temos casas de tamanhos e formas diferentes. Ao mesmo tempo que tem pessoas que moram em casa, tem outras que moram em estúdios de 20m². Então conforme você recebe as instruções dela, você precisa ajustar qual cômodo da sua casa entra em qual semana. Por exemplo, eu moro em um apartamento e nele eu não tenho closet, nem varanda e tenho um banheiro só. Como eu ajustei a minha casa para as zonas:

  • Zona 1: Sala de jantar e cozinha
  • Zona 2: Despensa e área de serviço
  • Zona 3: Banheiro principal e escritório
  • Zona 4: Quarto principal
  • Zona 5: Sala de estar

Gosto muito também da regularidade do método. É interessante perceber que sempre estamos atrás das coisas fáceis e rápidas seja pra aprender inglês em um mês ou emagrecer em 3 semanas o que você ganhou em 2 anos. Ou então quer que a bagunça vá embora em 1 semana, sendo que você não organiza ela faz meses.

Hiper estimamos nossa capacidade de fazermos coisas em um dia, porém subestimamos nossa capacidade de fazermos coisas ao longo prazo mantendo uma regularidade e disciplina.

Finalizo esse post reforçando a regularidade e disciplina: se fizermos um pouquinho todos os dias, vamos conseguir ir muito longe.

Foto final

 

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