Você sabia que a organização tem etapas e que qualquer pessoa pode fazer na sua casa?
Sabe aquele cômodo ou aquele armário que está um caos e você nem sabe por onde começar? Agora eu te ensinar como você pode organizar e acabar com a bagunça de vez! Vamos lá?
1. Avaliar
A primeira etapa é de avaliação, ou seja, é aquele momento em que você verifica tudo o que você tem e avalia com muita honestidade se aquele item deve sair ou ficar. O que fica é aquilo que realmente faz sentido para você no atual momento da vida, e o que saí é o que perdeu o sentido de ocupar o espaço na sua casa, e você pode escolher entre doar, vender e jogar no lixo (depende do estado dos itens). Fiz um post sobre o desapego, e você pode acessar aqui se estiver com dificuldade nessa parte.
É importante que você veja todos os seus itens. Se você tiver espaço para retirar tudo o que tem no armário e colocar tudo no chão ou mesa vai facilitar muito em todo o processo da organização. Se você não tiver, tudo bem também.
2. Categorizar
Essa é a segunda etapa do processo. É nela que você cria categorias das coisas que você tem e se você tem espaço para ver tudo, ótimo. Vai facilitar bastante conseguir visualizar tudo o que tem. E aí passa item a item e vai criando categorias como viagens, esportes, artesanato, itens por cor, ou pelo formato. Essas categorias podem variar de acordo com o que você tem e a sua forma de pensar, por exemplo. Não tem nada definido.
3. Limpar
Após escolher tudo o que vai ficar na sua casa, criada as categorias, a limpeza é fundamental para que você consiga voltar tudo. Não vou me alongar nesse ponto, pois é bem simples. Para guardar é necessário que as coisas e o espaço estejam limpos.
4. Planejar
O planejamento pode parecer exagerado, mas não é.
A primeira coisa que você precisa pensar é nos itens que você mais usa, pois eles precisam estar no local de fácil acesso. Vou te dar um exemplo: Supondo que você usa muito canetas. Se as canetas ficam dentro de algum compartimento, dentro da gaveta embaixo de alguma coisa, você terá que tirar essa coisa de cima, abrir o compartimento e pegar a caneta para usar. E vice e versa para guardar. A chance de você deixar em cima de qualquer lugar e dizer para si mesma “depois eu guardo” é altíssima e a bagunça começa a tomar conta da sua gaveta.
Isso também se aplica para as coisas que menos usa, você acomoda em espaços mais longes, ou seja, nas gavetas debaixo, ou nas prateleiras mais altas.
A segunda coisa que precisa ser planejado é volume x espaço. Como assim? É assim, se você tem uma categoria com 5 itens e outra categoria com 10 itens, você precisa ver qual é o espaço maior para a categoria com 10 itens e um espaço menor com os 5 itens. Isso serve para que você concentre aquela categoria sempre no mesmo local e não quebre metade aqui e metade lá. Quando toda a categoria esta junta, fica muito mais fácil de encontrar quando precisa e na hora de devolver.
5. Guardar
Agora é o momento que você coloca em prática tudo o que fez no planejamento. E é muito comum alguma coisa mudar no meio do caminho e tudo bem. Mantendo a regra de categorias e onde acomodar, você pode alterar sempre que fizer sentido para você.
6. Identificar
Depois de tudo feito, é hora de identificar os espaços. Isso ajuda na hora da correria, em que você não precisa ficar lembrando de tudo. Ou então, se na sua casa moram mais pessoas com você, pois todos sabem que naquele espaço vão os copos e não as tigelas.
Após essas 6 etapas, sua casa estará organizada!
A organização não é sobre beleza, é sobre estilo de vida, funcionalidade, praticidade e bem-estar! Invista em você organizando sua vida e gastando tempo com o que é realmente importante!
Gostou? Me conta: Já sabia das etapas?
Veja outras matérias no blog:
“Os 6 aplicativos que eu mais uso”