Não é novidade pra ninguém que quando chega o ano novo, muitos de nós fazem resoluções que raramente são realizados como ir à academia, ou aprender um novo idioma. No final das contas, as resoluções não são cumpridas e continuamos fazendo as mesmas coisas que sempre fizemos, mas esperando resultados diferentes.
Para que você consiga tirar essas resoluções do pape e conseguir realizar suas metas, você pode usar algumas ferramentas e o planner é um deles. O planner está cada vez mais popular e continua crescendo muito desde 2016. Atualmente existem diversos formatos, tipos, possibilidades e fabricantes. Nesse post vamos falar bastante sobre ele.
Mas afinal o que é um planner?
O planner, na tradução livre é planejamento, ou seja, é uma ferramenta de organização e planejamento focado no crescimento pessoal e profissional. O formato mais “tradicional” é aquele que você coloca seus objetivos, metas e tarefas. Mas existem planners focado no planejamento financeiro, controlar os hábitos, viagens e até mesmo para projetos maiores que precisam de um acompanhamento mais intenso.
Existem planners físicos de várias marcas com tamanhos e nível de detalhes diversos, e você vai escolhendo conforme a sua necessidade. Quanto mais ferramentas, mais caro vai ficando. Além disso, a qualidade do material também aumenta o investimento necessário. Então se você tem um orçamento menos, pode optar por aqueles que compra o arquivo e imprimi em casa. Se tiver um orçamento mais robusto, pode comprar ele impresso e pronto para usar.
Dentro dos planners físicos, você pode escolher o foco que quer/precisa dar. Por exemplo, se você está num projeto grande e precisa ter um controle melhor, um planner voltado para isso vai te ajudar muito. Agora, se você está precisando dar conta da sua vida pessoal, você pode colocar nele suas metas anuais, mensais e semanais.
Além do formato físico, existem também os digitais e aplicativos. Qual é o melhor? Aquele que você se identifica mais. E você não precisa usar uma única ferramenta para se organizar, pois cada ferramenta tem um objetivo e querer colocar tudo em um só vai te confundir mais. Vamos falar mais disso mais pra frente.
Eu sou muito adepta do uso de planner e uso faz muitos anos. Comecei a usar um planer desses que você compra o modelo de uma pessoa e imprimi em casa. Mandei encadernar e comecei a usar. É bem autoexplicativo e tudo mais. Esse modelo é muito bacana pra quem está começando a usar. Após esse, passei a pesquisar mais e pensar quais planners eu gostava mais. Cheguei a comprar uns bem caros e bem sofisticados, que vem com adesivos, acessórios e tudo mais.
Já o planner digital eu tentei vários formatos e modelos: já tentei no notion, criando meu template, já tentei baixando apps específicos, e tudo mais, mas não me adaptei com, porque ele é menos flexível. Então continuo usando o planner físico, no qual posso trabalhar da forma que estou precisando naquele momento ou no dia.
Mas como se usa um planner?
Um planner serve para relacionar os seus sonhos, objetivos, metas e tarefas ao longo de um intervalo de tempo, geralmente um ano. Isso pode acontecer no âmbito pessoal, profissional, acadêmico ou mesmo para algum projeto específico.
Você vai incluindo nos locais pré-estabelecidos suas metas de longo, médio e curto prazo. A partir deles, você cria metas para o ano, depois para os meses e por fim para a semana. Vamos a um exemplo: supondo que eu coloquei nas minhas metas que quero ser mais saudável e isso inclui uma alimentação equilibrada aliado com prática de exercícios físicos regularmente.
Então eu posso criar um controle de alimentação (eu fiz um e está disponível aqui) e um controle de treinos (também fiz um e você pode baixar gratuitamente aqui). Ou você pode incluir esses dois hábitos no controle hábitos (baixe aqui) todos os hábitos que quer incluir naquele intervalo de tempo.
Metas pessoais
São as metas relacionado a sua vida pessoal como levar uma vida mais saudável, ler x livros no ano, comprar um carro ou até mesmo juntar dinheiro para comprar um imóvel (esse exemplo do imóvel é um ótimo exemplo pensando em curto, médio e longo prazo. Para você comprar um imóvel vai precisar de planejamento e tempo, então ele pode estar na meta de longo ou médio prazo e você já ir guardando dinheiro ao longo dos anos). E com o planner você mantém isso sempre à sua vista para que não se esqueça dele.
Para escrever boas metas lembre-se:
- Seja objetiva
- Divida em tarefas menores e simples
- Seja claro
- Metas são pessoais e dependem de você
- Coloque data de conclusão
Metas profissionais
Essas são as metas relacionadas ao seu crescimento profissional como aprender um outro idioma, fazer uma pós ou MBA. Tirar aquele projeto do papel. Você incluindo essas metas no seu planner é mais fácil de ir acompanhando a evolução daquele projeto.
Assim como as metas pessoais, as metas profissionais também seguem a lista de boas metas.
Tipos de planner
Existem os planners anuais, nos quais você inclui as atividades maiores como férias da família, algum projeto grande, período de um curso etc.
O planner anual é aquele que você coloca eventos maiores para ter uma visão geral do ano, por exemplo, férias da família, ou menos algum grande evento da area na qual você trabalha. Algum curso que você quer fazer e que tem uma duração de alguns meses. Isso tudo você pode incluir nessa parte.
O planner mensal é aquele que já vem com mais detalhes, ou seja, tarefas que vai focar naquele mês, livros que vai ler, filmes ou séries que pretende assistir, os aniversários de pessoas importantes e datas relevantes.
O planner semanal é o mais usado. Gosto muito desse formato por ter a visão da semana toda, desde segunda até o domingo (gosto da versão que a semana começa na segunda, pois assim o sábado e o domingo ficam juntos). Acredito que é muito válido planejar sua semana baseado nas metas mensais e anuais.
Planner sem data são aqueles você pode iniciar quando quiser e usa nos dias que precisa. Quando você uma rotina mais imprevisível, você pode ir trabalhando com o planner conforme a necessidade ao invés de ter tudo pré-definido e acabar não usando ou abandonar o planner durante o ano.
Esse é o formato que você tem maior liberdade para trabalhar e criar como quiser. Tem pessoas que gostam de anotar mais do que outras, então ter esse espaço mais livre é uma ótima opção. Ou então tem dias que temos mais anotações e reflexões a registrar, então ter essa flexibilidade é bem-vinda.
Você pode fazer combinações entre os tipos de planners. Pode usar o anual, mensal e semanal. Eu gosto de fazer composições, pois em cada um deles anoto coisas diferentes facilitando as minhas consultas.
Qual é a diferença entre agenda, planner e Bullet Journal
Agenda, todos conhecemos, é uma ferramenta mais geral. Enquanto o planner você coloca as tarefas que se propôs a fazer naquele dia, a agenda você inclui compromissos, ou seja, tudo que data e hora para acontecer. Vou te dar um exemplo: hoje eu preciso ler 1 capítulo do livro, mas não tenho hora para isso acontecer, então posso ler ele em qualquer momento do dia. Porém uma reunião com a equipe ou uma consulta médica tem dia e hora para acontecer.
E o bullet journal? Enquanto agenda e planner são ferramentas, o bullet journal é um método. Também conhecido como bujo, ele foi criado pelo norte americano Ryde Carrol. Nele você cria formas de organizar todas as coisas que você precisa fazer. Então pode criar legendas para as categorias através das cores, por exemplo, sendo pessoal da cor rosa, profissional cor azul, e assim por diante. Você usar formas também para identificar se é uma tarefa, uma ideia, uma anotação, se é importante, se tem pravo, entre outros.
Isso tudo é personalizado de acordo com o que você precisa e o que considera importante. É muito comum pegar um caderno totalmente em branco e vai criando seu bujo. Sugiro esse modelo para quem já usou algum tipo de planner e já sabe o que gosta e precisa.
Com tudo isso, você pode incorporar o método bullet journal no seu planner ou na agenda. Independente se físico ou digital, você consegue trabalhar com cores na agenda Google, por exemplo. Aqui é um panorama mais geral do que é um, mas eu vou falar mais do bujo em um post em breve.
Qual desses planners você já usou ou usa?
Redes sociais
LinkedIn Pinterest Instagram Facebook
Veja outras matérias no blog