Você já precisou fazer uma lista de metas e teve dificuldade de gerenciar todas elas? Fique tranquila, pois você não está sozinha nesse mundo! E eu tenho uma boa notícia: as metas SMARTs vão te ajudar a resolver esse problema!
Metas são fundamentais para nortear a realização dos sonhos e planos. Isso aplica-se tanto no âmbito pessoal como profissional, contudo nem todo mundo sabe que existe uma forma inteligente de escrever suas metas. Que ela deve ser (s) específica, (m) mensurável, (a) atingível, (r) relevante e com (t) tempo determinado.
Vamos começar do começo!
Como começou?
Metas SMART é um método de definição de metas, as quais se baseiam em 5 fatores: S (específica), M (mensurável), A (atingível), R (relevante) e T (tempo determinado). Esse conceito foi mencionado a primeira vez pelo americano George T. Doran em 1981 na publicação do artigo na revista Management Review com o título “There’s a S.M.A.R.T. way to management’s goals and objectives” (existe uma maneira inteligente de definir metas e objetivos do gerenciamento – tradução livre).
Nesse artigo, Doran descreve quais são os cuidados que é preciso ter na hora de definir os objetivos e metas. Porém, nem todas as metas vão conseguir obedecer todos os critérios, mas que é importante ter essas métricas em mente na hora de elaborar uma meta.
O que é?
A definição de meta é “objetivo que se almeja” (HOUAISS). É sempre algo que queremos realizar, seja em sonho ou seja em objetivo profissional. É algo que buscamos na nossa vida. E o conceito SMART em inglês significa inteligente e para cada letra, Doran descreve um critério que a meta deve ter facilitado a memorizar. Esse método originalmente foi desenhado para empresas, mas com o tempo ele foi sendo aplicado para a vida pessoal, profissional, individuais ou coletivas. Hoje ele é muito conhecido no mundo todo e vamos falar bem detalhado nesse post.
Específica
Para que consiga alcançar uma meta, ela deve ser clara, que todos os envolvidos tenham compreendido. Além disso, esteja claro quais ferramentas serão necessárias para concluir a meta em questão.
Por exemplo a meta para aquela equipe é de aumentar as vendas. Mas como isso será feito? Aumentar quanto? Qual é o prazo pra a equipe atingir essa meta? Escrever que é preciso aumentar as vendas não é uma meta específica e sim “Aumentar as vendas em 20% no próximo mês.”
Outro exemplo é: Ser saudável. Mas como? Começando uma alimentação saudável? Ou começar um exercício físico? Percebeu como metas muito amplas é difícil de concluir. Eu faria alguma coisa assim: começar a musculação neste mês. Ou então, beber refrigerante somente nos finais de semana no próximo mês.
Não é preciso detalhar como vai alcançar, mas é importante ter essas questões na cabeça:
- O que eu desejo alcançar?
- Por que essa meta é importante?
- Quem são os envolvidos?
- Quais são os recursos necessários?
Mensurável
Toda meta precisa ter uma medida para que possa ter critérios de conclusão ou não. Usando o mesmo exemplo “aumentar as vendas”, podemos atingir a meta aumentando a quantidade de vendas, mas o lucro foi pior. Então atingimos a meta ou não? Quantitativamente sim, a equipe vendeu mais neste mês do que no mês passado. Contudo, pensando que o lucro é o que faz uma empresa sobreviver e que não faz sentido vender mais barato só para atingir a meta. Então podemos escrever algo como “Aumentar o lucro das vendas em 20% para o próximo mês.”. Aqui você pode trabalhar com vender menos com um preço mais alto ou vender mais com preço mais em conta. Mas a meta está traçada. Pense nessas perguntas na hora de definir as metas:
- Quais são os resultados esperados?
- Como vou saber se minha meta foi alcançada?
- Quais métricas podem ser usadas para acompanhar os resultados?
Atingível
Esse é um ponto bem sensível. A meta não pode ser impossível, ou melhor, ela precisa ser atingível. Vamos lá. Imagine essa situação: Você trabalha 8 horas por dia de segunda à sexta, casada e tem dois filhos. E você decide que neste ano você vai começar a estudar alemão e quer fluência em 1 ano. Você acha que consegue? Talvez se fosse uma pessoa que não tivesse uma demanda tão alta e que estivesse dedicada somente a isso aumentaria as chances dela, mas ainda assim acredito ser pouco provável. Comece com metas simples e fáceis de concluir, porque as difíceis/impossíveis não serão concluídas e reflita na pergunta:
- Com base no histórico ou no tempo disponível, é possível atingir o objetivo traçado?
Relevante
Uma meta quando faz sentido para você tem muito mais força, e vai te motivar muito mais do que uma simples meta ou até mesmo imposta a você. Vamos para o exemplo do idioma: Seu sonho é conhecer a Alemanha e morar lá por um tempo, um intercâmbio. Chegou a oportunidade de fazer a prova na escola que você escolheu a dedo. Para você estudar lá precisa ter minimamente um alemão básico. Então a sua meta será: Aprender alemão básico até a prova da escola. Percebe que essa meta é totalmente relevante, porque está vinculado com o seu sonho. Isso te dá mais força e motivação pra estudar do que simplesmente precisa estudar alemão, porque está na grade de aulas do seu curso de graduação ou mestrado.
Tempo Determinado
Ter um prazo para finalizar aquela meta é o que vai dar o senso de urgência quando estiver próximo a data estipulada. Se eu escrevo a meta “aprender alemão básico” eu tenho a minha vida toda pra aprender. Se você não colocar um prazo, nunca irá fazer.
“Começar a academia” é a meta campeã de furos. Um dia quem sabe eu começo a academia durante a minha vida toda. Muitas vezes a matrícula é feita e pouco tempo depois vira uma doação mensal para a instituição até que você finalmente cancela.
Coloque prazos! “Aprender alemão básico até o fim do ano”. Ou então, “aumentar 20% do lucro das vendas no próximo mês.” você sabe quanto vai ter que aumentar e tem o mês todo para fazer isso.
E para te ajudar, eu criei um modelo de metas SMARTs que você pode baixar gratuitamente aqui. Assim, você consegue criar as suas metas de forma SMART diretamente no modelo. É só imprimir e escrever! Agora não tem mais desculpas para não fazer suas metas SMARTs!
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