Você sabia que existe mais de uma forma de transmitir a data de validade de um produto?
Esse post é sobre a data de validade de cosméticos, especificamente. Algumas regras podem coincidir para outros produtos, mas tem regras que são diferentes e eu vou te contar!
Todo produto de consumo tem um período de validade. E esse período de validade (também conhecido como Shelf life) é basicamente o intervalo de tempo entre a produção até que ele não esteja mais dentro dos padrões de qualidade ideais para uso. Como assim? O produto para ser usado ele tem que estar dentro dos padrões de qualidade, e a partir do momento que ele perde essa qualidade, ele não está próprio para uso e deve ser descartado.
Mas como são definidos os prazos de validade?
O prazo de validade depende de diversos fatores do produto, dentre eles: a formulação dos ingredientes, as condições de armazenamento, os métodos de processamento e tipo de embalagem escolhida para aquele produto.
Além disso, o prazo de validade dos cosméticos é determinado a partir do teste de estabilidade acelerado. O que é esse teste? O produto é submetido a diversos tipos de ambientes, que fazem com que o produto tenha seu processo de envelhecimento acelerado. Dentre estes diferentes ambientes aos quais o produto é exposto (frio, estufa aquecida, centrifugação e exposição à luz solar) é possível determinar a resistência microbiológica e físico-química do produto.
Em muitos países é obrigatório ter a data de validade de um produto e o Brasil é um deles. Quando um cosmético chega no Brasil (importação), é necessário incluir uma data de validade nele por determinação da ANVISA.
Data de fabricação, data de validade e Período após a abertura (PAO)
A data de fabricação é quando o produto foi produzido. Essa data é indispensável para produtos que colocam o período válido após a data de produção, por exemplo, 6 meses. Isso significa que aquele produto é válido por 6 meses após a fabricação dele. Se um produto foi produzido 26/09/23, então esse produto vai vencer em 25/03/24.
Já a data de validade é a data limite para aquele produto ser usado/consumido, que é o formato bem comum no Brasil. Ou seja, após aquela data o produto deve ser devidamente descartado.
E por último é a data de validade após a abertura do produto (usado comumente as siglas PAO, que significa “Period after open” – tradução livre “período após a abertura”), ou seja, quando o produto entrou em contato com o ar. Para isso, você pode encontrar no verso da embalagem a figura de um pote aberto e o número dentro dele indica quantos meses ele vence após aberto (imagem 4).
No caso de ter a data de validade e o PAO, funciona da seguinte forma: A validade do produto é a que vence antes conforme as imagens 1 e 2.
No entanto, se só tiver o desenho do pote aberto, então você passa a contar ele a partir da data abertura somente (imagem 3).
Quando não tem a data de fabricação no rótulo. O que fazer?
Você pode solicitar a empresa que fabricou, porém não é o caminho mais simples, porque se for importado, você terá que manter o contato em inglês. Existem alguns prazos médios de validade para os cosméticos no formato após a abertura.
- Máscara para Cílios: 3 – 6 meses
- Blush: 12 – 18 meses
- Batom: 18 meses
- Base: 6 meses
- Sombra Compacta: 12 meses
- Delineador Líquido: 3 – 6 meses
- Shampoo: 24 meses
- Gel de banho: 24 meses
- Gloss: 18-24 meses
- Sombra em pó: 2 anos
- Sombra em Creme: 12-18 meses
- Esmaltes: 1 ano
- Perfumes: 2-5 anos
- Protetor Solar: 1-3 anos
Além disso, já existem sites que fazem o cálculo para você. Informando a marca, o modelo, nº de lote (isso vai variar de site para site, ok?) você consegue saber quando foi feito e quanto tempo de validade após a abertura. Os sites são checkfresh e o checkcosmetic.
Outro indicativo de que o produto não está em condições de uso/consumo é quando o produto apresenta aspectos físicos alterados, ou seja, textura pegajosa, mau cheiro ou mesmo coloração alterada. Se o produto estiver assim, descarte imediatamente, pois usar produto vencido pode trazer irrita a pele, e até mesmo reações indesejadas.
Fique sempre de olho!
Redes sociais
LinkedIn Pinterest Instagram Facebook
Veja outras matérias no blog