O post de hoje é sobre 6 programas que tratam da organização. Atualmente temos diversas opções de streamings e por isso resolvi fazer um apanhado geral de programas muito bons que já vi por aí.
Lembrando que os programas de organização estão disponíveis nos serviços de streamings conforme indicado até o fechamento da matéria, podendo sofrer alterações.
1. Santa Ajuda – Micaela Goes
Com quem: Micaela Goes
Streaming: Globo Play
Temporadas: 12
Produção: Brasileira
Micaela Goes, é personal organizer brasileira e apresenta o programa Santa Ajuda desde 2011 que passa no canal GNT e está disponível no Globo Play.
É um programa de organização onde a Micaela Goes organiza espaços bagunçados de pessoas ou famílias que precisam de ajuda. Ela verifica todos os itens que estão no cômodo e seleciona junto ao dono do espaço o que pode ser doado, descartado e o que fica de fato. Após a parte da seleção, ela faz pequenas mudanças no cômodo para aproveitar melhor o espaço. Depois disso, ela mostra como deve ser feita a organização passo a passo e no final ela desafia o dono do espaço a organizar em 10 minutos levando em consideração o que ela já ensinou.
Com leveza e bom humor, a Micaela mostra que a organização traz benefícios, dá dicas e mostra transformações de cada espaço.
Com o passar dos anos as temporadas foram ganhando temas diferentes. Teve tema com os apresentadores do canal, com influencers, e durante a pandemia teve uma versão do “Santa Ajude-se” que ela ajudava a organizar remotamente. Essa versão virtual nos EUA é conhecida como Virtual Organizer.
2. Desapegue se for capaz
Com quem: Sabrina Sato, Micaela Goes e Gabriela de Matos
Streaming: Globo Play
Temporadas: 1
Produção: Brasileira
Sabrina Sato apresenta o programa e visita famílias acumuladoras que tem suas vidas afetadas devido a desorganização e objetos amontoados. Eles têm a chance de recomeçar contanto que desapeguem de pelo 30% do que tem hoje. Aceitando o desafio, todas as coisas que família possui vai para um galpão onde a família pode ver tudo o que tem.
Para desapegar, a família precisa decidir o que será doado, o que fica e o que será descartado. Eles contam com a ajuda da personal organizer Micaela Goes.
Além disso, a arquiteta Gabriela de Matos dá uma repaginada na casa e a deixa funcional, segura e de uma forma que atenda a família toda.
Meu parecer: É um programa um pouco mais intenso do que o Santa ajuda, pois trata da dificuldade do desapego e como alguns itens tem apelo emocional forte. Além disso, por serem famílias acumuladoras, é bem intenso ver a casa após a repaginada e como uma casa deveria ser. Na primeira temporada foram 10 famílias e eu gostei muito de ver o antes e depois e como as famílias ficam chocadas com a mudança.
3. Chega de Bagunça – Stancey Solomon
Com quem: Stancey Solomon
Streaming: Discovery Plus
Temporadas: 1
Produção: Britânica
É bem parecido com o programa dirigido pela Sabrina Sato, “Desapegue se for Capaz” com pequenas diferenças e na versão britânica.
Stancey Solomon é a apresentadora e conta com uma equipe para ajudar famílias acumuladoras. Para que consigam a ajuda, as famílias precisam desapegar de pelo menos 50% das coisas.
Sua equipe conta com ela e mais 3 pessoas, eles resolvem diversos problemas da casa e ajudam as famílias.
4. Home Edit: A Arte de organizar
Com quem: Clea Shearer e Joanna Teplin
Streaming: Netflix
Temporadas: 2
Produção: Norte americana
Clea e Joanna são sócias e profissionais da organização norte americanas. Elas administram a empresa The Home Edit que possui um perfil no Instagram
ficaram muito conhecida no mundo todo após o programa disponível no Netflix dirigido pela atriz, produtora e empresária Reese Witherspoon.
As especialistas em organização, que também são as apresentadoras vão até as casas das famílias famosas ou não, entendem as necessidade e demandas. Após esse alinhamento a família saí de casa e a elas organizam tudo tornando o antes e o depois uma surpresa.
É um programa que mostra os espaços organizadas, dá dicas e organização de forma leve e alto astral.
5. Ordem na Casa – Marie Kondo
Com quem: Marie Kondo
Streaming: Netflix
Temporadas: 1
Produção: Norte americana
Marie Kondo é Personal Organizer, empresária e escritora japonesa. Ela escreveu 4 títulos sobre organização pessoal e que foi traduzido para mais de 40 idiomas. A revista Time a incluiu na lista de cem pessoas mais influentes do mundo.
Ficou muito famosa com a sua série disponível atualmente no Netflix, no qual ajuda e ensina clientes a colocarem ordem na sua própria casa e vida. Ela visita a casa das famílias e entende as necessidades de cada um deles. Com isso ela ensina como eles devem fazer passo a passo: Avaliação do que fica e o que sai (doar, vender ou descartar) e depois como acomodar cada categoria.
Nesse programa, quem coloca a “mão na massa” são os donos da casa e a Marie Kondo vai auxiliando conforme vão surgindo as dificuldades. Além disso, eles aprendem as técnicas da organização o que facilita na hora de manter.
6. Casa em ordem – Cas Aarssen
Com quem: Cas Aarssen
Streaming: Discovery Plus
Temporadas: 2
Produção: Norte americana
Cas Aarssen (Cassandra Aarssen) é uma Personal Organizer e apresenta o programa “Casa em Ordem” disponível no momento no Discovery Plus.
No programa ela ajuda famílias com seus espaços tomados pela bagunça. Geralmente esses espaços não são mais usados e acabaram virando depósito das bagunças. A Cas Aarssen guia a família na organização por meio virtual.
Ela identifica cada perfil de organização família e propõem soluções para cada estilo. Os clientes organizam os espaços e podem acionar a Cas sempre que sentirem necessidade.
Os perfis de organização criados por ela:
Abelha
- Ama abundância visual e organizacional
- Prefere ver seus itens no dia a dia
- Perfil perfeccionista
- Tende a empilhar itens até que possa guardá-los corretamente
Joaninha
- Gostam de manter seu espaço limpo e livre de desordem
- Gosta de ter uma casa limpa e bem decorada
- Esconde bagunças com facilidade nos armários e gavetas
- Se o sistema de organização for difícil,
Grilo
- Ama simplicidade visual
- Prefere abundância organizacional
- É um pouco perfeccionista
- Tende a ser muito detalhista
Borboleta
- Ama abundância visual – Ter tudo à vista
- Prefere simplicidade organizacional
- É uma pessoa realmente visual
- Precisa de sistemas visuais e fáceis
É muito legal ver como os donos da casa se sentem orgulhosos deles mesmo e a sensação de que são capazes de organizar sua casa. A grande recompensa é ter o cômodo de volta.
Gostou? Comenta aqui qual programa de organização que você já conhecia e qual você vai assistir!
Veja outras matérias no blog:
“O que é a Técnica Pomodoro e como utilizar?”